ACAL

O Toyo Matsuri – Festival Oriental surgiu no dia 27 de novembro de 1969, quando o bairro recebeu sua primeira festa organizada pela comunidade nipo-brasileira, com a apresentação de dança típica “Bon Odori”.

E desde então o Toyo Matsuri é realizada todos os anos, atualmente no início de dezembro dando início às festividades de final de ano em comemoração ao “Dia do Bairro da Liberdade”, com a ideia de transformar a Liberdade num muito bairro mais abrangente.

“Bairro Oriental da Liberdade” foi o nome adotado pela Prefeitura de São Paulo, onde as principais ruas são decoradas com bandeiras verticais típicas conhecidas como “nobori”, com mensagens de Boas Festas, que são mantidos até o dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo.

O festival tem como atrações as apresentações: danças típicas, artes marciais, shows musicais, desfile de cosplay, parada de taiko, formando com a Feira de Artesanato da Liberdade um conjunto harmonioso, em que os visitantes poderão servir-se das barracas de alimentação típica oriental, admirar e comprar os trabalhos artesanais.