ACAL

O MOTI TSUKI MATSURI, denominado de Festival do Bolinho da Prosperidade é realizado no dia 31 de dezembro, na Praça da Liberdade-Japão, em comemoração à passagem do ano, agradecendo aos Deuses todas as dádivas e benefícios recebidos durante o ano, abençoando a prosperidade e fartura, desejando muita saúde, paz e harmonia, através de um Cerimônia Xintoísta.

As atividades deste festival iniciam no dia 31, às 9:00 horas na Praça da Liberdade-Japão, com demonstração da produção de Moti (bolinho de arroz) de forma tradicional com a participação de autoridades e convidados.

Simultaneamente são distribuídos gratuitamente aos visitantes, aproximadamente 20.000 saquinhos contendo dois motis (bolinho da prosperidade) sendo um branco e um vermelho, simbolizando a paz e a felicidade.

Nesta festa de confraternização, são oferecidos o saboroso Ozooni (espécie de sopa de Moti) aos visitantes nas tendas instaladas na praça, que tem com significado o pedido de afastamento de todos males e trazendo prosperidade para dentro e transformando-os em melhores acontecimentos para o Novo Ano.

O arroz “motigome” na sua origem é simples grão de arroz. Mas cozidos, socados, amassados e unidos, formam uma massa consistente que por mais que alguém queira separá-los, não o conseguirá. Assim é a nossa vida, unidos formamos uma consistência e com certeza venceremos, o que consumido no primeiro dia do ano traz vida longa.